Locais de Interesse

Povoado Neolítico do Faralhão, Moinho Novo e Moinho de Maré da Mourisca, Ermida de St.ª Catarina e Lugar da Mourisca (Salinas), Estuário do Sado (Sapais).

Um dos locais de interesse desta freguesia é o Moinho de Marés da Mourisca, datado do século XVII, que após obras de remodelação, foi inaugurado em 1995.

Sacar imagens: http://www.jf-sado.pt/Default.aspx?Module=ArtigoForm&ID=8

Desenvolvimento Sociocultural

As primeiras famílias instalaram-se aqui, ainda durante o período da Monarquia. A euforia dos primeiros anos de vida republicana trouxe outras famílias. Estes moradores eram oriundos sobretudo da região de Proença-a-Nova, Castelo Branco. O crescimento da zona foi, no entanto, pouco significativo até à década de 40.

A principal ocupação económica até aos anos 60 foi a apanha de ostras no rio Sado e o seu tratamento até à fase de exportação, actividade que levou à deslocação para esta zona de muitas famílias provenientes de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém.

A instalação de duas grandes empresas na década de 60 (Setenave e Sapec) veio alterar esta situação e lanço o desenvolvimento da Freguesia.

Actualmente a aquicultura é uma actividade económica em franco desenvolvimento, explorando as características excepcionais do Estuário do Sado para a prática desta actividade económica.

Com costumes e tradições diferentes, os habitantes foram formando várias associações de carácter cultural e recreativo, contando actualmente com dois ranchos folclóricos, quatro associações desportivas e culturais, uma cooperativa de habitação, um grupo motard e uma associação de desenvolvimento local.