Locais de Interesse

Povoado Neolítico do Faralhão, Moinho Novo e Moinho de Maré da Mourisca, Ermida de St.ª Catarina e Lugar da Mourisca (Salinas), Estuário do Sado (Sapais).

Um dos locais de interesse desta freguesia é o Moinho de Marés da Mourisca, datado do século XVII, que após obras de remodelação, foi inaugurado em 1995.

Desenvolvimento Sociocultural

As primeiras famílias instalaram-se aqui, ainda durante o período da Monarquia. A euforia dos primeiros anos de vida republicana trouxe outras famílias. Estes moradores eram oriundos sobretudo da região de Proença-a-Nova, Castelo Branco. O crescimento da zona foi, no entanto, pouco significativo até à década de 40.

A principal ocupação económica até aos anos 60 foi a apanha de ostras no rio Sado e o seu tratamento até à fase de exportação, actividade que levou à deslocação para esta zona de muitas famílias provenientes de Alcácer do Sal, Grândola e Santiago do Cacém.

A instalação de duas grandes empresas na década de 60 (Setenave e Sapec) veio alterar esta situação e lanço o desenvolvimento da Freguesia.

Actualmente a aquicultura é uma actividade económica em franco desenvolvimento, explorando as características excepcionais do Estuário do Sado para a prática desta actividade económica.

Com costumes e tradições diferentes, os habitantes foram formando várias associações de carácter cultural e recreativo, contando actualmente com dois ranchos folclóricos, quatro associações desportivas e culturais, uma cooperativa de habitação, um grupo motard e uma associação de desenvolvimento local.

A Paróquia de Nª. Sª. de Fátima do Faralhão e Praias do Sado

A Paróquia de Nª. Sª. de Fátima do Faralhão e Praias do Sado encontra-se situada na margem direita do rio Sado e os seus limites são praticamente os mesmos da Freguesia do Sado. Fez parte da Paróquia de S. Sebastião, depois da de S. José, até que em 9 de Maio de 1982 foi erecto o Vicariato de Nª. Sª. de Fátima do Faralhão e Praias do Sado. Em Janeiro de 2010 passou a categoria de Paróquia.

Esta comunidade cristã possui duas Igrejas:

1. A Igreja do Faralhão que foi construída pelo povo de forma muito simples. Numa peregrinação a Fátima, em 1950, como diz o Sr. João “Sacristão” começou a germinar o sonho. No seu depoimento feito em 1992, diz que foi difícil arranjar o terreno. Diz ele:“ o terreno foi dado por uma das pessoas mais pobres do local, o Sr. João Martins, mais conhecido por João “Farinhas” e sua mulher Teresa de Jesus. O primeiro donativo foi de 5$00, único dinheiro que uma criada de servir tinha na altura”. Foram as pessoas que fizeram as fundações, construíram as paredes de pedra e cortaram a madeira para o telhado. Foi inaugurada com uma grande festa a 19 de Julho de 1952.

Havia nessa altura na terra cerca de 20 habitações. Os seus moradores dedicavam-se à agricultura e à apanha da ostra e do sal. Mas, nesse tempo as famílias tinham muitos filhos.

A Capela do Faralhão serve hoje uma população de mais de 3500 pessoas. E está em curso o processo para a construção de um novo Centro Paroquial para o qual já há aprovado um projecto pela CMS. Que será constituído por uma nova Igreja, um grande salão, por diversas salas de catequese, por Capela Mortuária condigna e espaçosa e ainda por um Centro de Dia.

2. A Igreja de Praias do Sado de estilo moderno e muito funcional que foi construída em terrenos doados pelo Sr. Manuel de Jesus Brito e sua esposa e inaugurada em Abril de 1984. É uma capela multifuncional, podendo o local de culto se transformar em salão. Tem diversas salas, onde já funcionou um ATL, e uma capela mortuária. Serve uma população de cerca de 2500 pessoas.

Nesta Paróquia houve em tempos uma ermida dedicada a Santo Ovídio onde haveria três festas nos meses de Agosto e Setembro. Não se sabe o local exacto dessa capela e dela resta apenas um quadro que se encontra na Capela do Faralhão. Existem também restos de outra ermida dedicada Santa Catarina (ou Santo António) e que situam na herdade da Mitrena.