Câmara recupera parques infantis do concelho

A Câmara Municipal de Setúbal está a recuperar, numa parceria com as juntas de freguesia, as cerca de seis dezenas de parques infantis do concelho, numa primeira fase com um investimento de perto de 200 mil euros na reparação ou substituição dos equipamentos.

No âmbito desta intervenção global, que começou com a realização de um levantamento do estado em que os espaços de jogo e recreio se encontravam, estão a ser reparados e substituídos equipamentos, para, uma segunda fase, se proceder à renovação dos pisos.

Alguns parques infantis que não são passíveis de recuperação vão ser desmontados e substituídos por outros totalmente novos, a construir no mesmo ou noutro local.

A Câmara Municipal verificou que o parque infantil do Jardim Engenheiro Luís da Fonseca, à beira-rio, anteriormente da responsabilidade da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, não tinha condições de utilização, pelo que os equipamentos foram removidos para o espaço ser alvo de um projeto de requalificação que vai dar origem a um novo parque infantil no mesmo local.

Pelo mesmo motivo, o da Quinta do Meio, na freguesia do Sado, também foi removido e este ano vai ser construído um novo no mesmo local, denominado Parque Infantil dos Flamingos, que representa um investimento de quase 55 mil euros.

No âmbito deste processo, já foram recuperados três parques infantis, dois na freguesia do Sado – o Sonho da Criança e o Sonho de Gerações – e um na União das Freguesias de Setúbal – o do Grito do Povo.

Nesta operação vão ser substituídos equipamentos que não eram certificados por equipamentos certificados e outros que apresentam danos por desgaste ou por terem sido alvo de atos de vandalismo.