Escolas de Setúbal simularam sismo

Os alunos de todas as escolas do concelho de Setúbal participaram num simulacro de sismo na manhã de dia 13/10/2022, Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, destinado a sensibilizar e informar a população escolar para o risco sísmico.

Os exercícios, coordenados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e com a participação de outras áreas da autarquia, tinham ainda como objetivo proporcionar na prática a aquisição de mais e melhores conhecimentos, rotinas, procedimentos e medidas de autoproteção durante uma ocorrência sísmica.

Além disso, pretenderam testar e validar as medidas de autoproteção das escolas através da operacionalização das respetivas equipas de segurança.

Os simulacros tiveram início às 11h10, com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, e do coordenador da Proteção Civil Municipal, José Luís Bucho, no exercício realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Luísa Todi.

A intenção era que professores, alunos e auxiliares de educação atuassem no simulacro como fariam numa ocorrência real, começando por adotar medidas de autoproteção (baixar, proteger e aguardar) durante cerca de um minuto, assim que soassem os três toques longos que assinalavam a emergência.

Um minuto depois, o diretor do agrupamento e o delegado de segurança, ao observarem gravidade da ocorrência, mandaram deslocar imediatamente toda a população da escola a seu cargo para o ponto de encontro, podendo obter informações e conselhos, via telefone, da Central Municipal de Operações de Socorro.

Aos dois minutos da ocorrência, os professores deram início à retirada dos alunos, com as turmas a deslocarem-se, calma e ordenadamente, para o ponto de encontro, onde aos cinco minutos os professores fizeram a contagem dos alunos, transmitindo ao delegado de segurança eventuais faltas.

A ordem de regresso às salas de aula, feito igualmente de forma ordenada, foi dada 10 minutos após o sismo, depois de o diretor de agrupamento e o delegado de segurança terem recebido a informação de que não existiam danos materiais na escola.

A informação de que o simulacro estava terminado ocorreu 15 minutos após o seu início, devendo então o diretor de agrupamento e o delegado de segurança elaborar um breve relatório para registo do mesmo e colocá-lo no dossier das Medidas de Autoproteção.