Câmara financia livros de atividades para 1.º ciclo

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública, a atribuição de um apoio financeiro aos agrupamentos de escolas que visa a aquisição dos livros de atividades para os alunos do 1.º ciclo no ano letivo 2022/2023.

Com este apoio, no valor de 168 mil e 539,40 euros, o município alia-se, uma vez mais, ao desígnio nacional de promoção do êxito escolar e combate ao insucesso e abandono, traduzido no Plano Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Em complementaridade da oferta dos manuais escolares feita pelo Governo, são oferecidos a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas do concelho os livros de atividades correspondentes aos manuais, medida que, destaca a deliberação camarária, contribui para a “igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar” e “reforça a política municipal de apoio às famílias no âmbito sócio educativo”.

A verba aprovada, a repartir pelos seis agrupamentos de escolas, destina-se à aquisição de um total de 14.941 exemplares de livros de atividades correspondentes aos manuais escolares adotados para cada ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico.

O Agrupamento de Escolas Luísa Todi recebe 40.811,60 euros para a aquisição de 3581 livros e ao Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage é atribuída uma verba de 33.475,00 euros correspondente a 2940 livros.

Aos agrupamentos de escolas Ordem de Sant’Iago e Sebastião da Gama a autarquia concede apoios de, respetivamente, 32.702 euros para o pagamento de 2919 livros de atividades e de 27.878 euros que garantem a aquisição de 2468 livros.

Já o Agrupamentos de Escolas de Azeitão recebe um montante de 20.636,30 euros para adquirir 1883 livros de atividades e ao Agrupamento Lima de Freitas, que necessita de distribuir 1150 manuais pelos alunos do 1.º ciclo, é garantido um apoio no valor de 13.036,50 euros.