Salicórnia - Tradições do Sado

Largo do Moinho da Mourisca
7 e 8 de outubro

Nas margens da Herdade da Mourisca, onde o horizonte se encontra com as águas serenas do Sado, ergue-se uma dádiva da natureza: a Salicórnia, uma dançarina da costa que desafia a aridez do solo salgado. Com caules delicados e esverdeados, ela tece uma história de vida nas margens arenosas, onde o sal e o sol entrelaçam os seus destinos.

Nas suas células suculentas repousa a essência da resistência, a habilidade de abraçar o salitre sem vacilar. Na Herdade da Mourisca, é a musa dos cozinheiros, a inspiração dos paladares aventureiros. O seu sabor salgado, puro como um beijo do mar, enriquece as iguarias da terra. Espargos do mar sussurram os apreciadores desta iguaria.

Ao longo do Sado, é a guardiã da harmonia ecológica. As suas delicadas raízes afundam nas margens, segurando o solo sedento, evitando que o rio leve consigo o tesouro da terra.

Que a brisa continue a contar a sua história, que os apreciadores continuem a celebrar a sua essência, e que as águas do Sado embalem o seu eterno balé à beira-mar.

É neste conceito que surge o evento cultural SALICÓRNIA – tradições do Sado, que alia a gastronomia, a música e a dança tradicional, mas também ações de sustentabilidade ambiental como caminhadas na Herdade com ateliers de plantas comestíveis e ervas aromáticas, ações para crianças e famílias na construção de instrumentos tradicionais e danças, com contadores de histórias, tecelagem e brincadeiras com barro.

Teremos gastronomia alentejana, das Beiras e outros locais de onde provêm as raízes dos habitantes da Freguesia do Sado.

O palco será alvo de eventos etnográficos e concertos que juntam a tradição e a contemporaneidade.

Gastronimia . Cultura . Tradições . Sustentabilidade Ambiental . Intergeracional . Comunidade . Oficinas . Histórias . Artesanato

Programa
Todos os eventos culturais são de entrada livre, sendo que as oficinas assinaladas carecem de inscrição.

7 de outubro
Entre as 10h30 e as 12h00 | Jogos tradicionais | Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal (em representação da Federação Portuguesa de Jogos Tradicionais)
10h30 | Artesã d’Estórias | Conto “O Pastor e a Artesã” | Oficina “ovelha colorida” com | Artesã d’Estórias (max. 20 pessoas, menores de 6 anos devem fazer-se acompanhar por um adulto)*
11h00 | Oficina adufes e canto tradicional com A Cantadeira (max. 10 pessoas, participação para m/16 )*