Setúbal composto tem + valor!

O projeto pioneiro “Setúbal composto tem + valor!” do Município de Setúbal, resultado da candidatura ao PROGRAMA POSEUR (cofinanciamento europeu), permite a valorização dos resíduos orgânicos através da recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) nos setores residenciais e não residenciais. A recolha porta-a-porta é feita em zonas da União de Freguesias de Azeitão, da União de Freguesias de Setúbal, da Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e da Freguesia do Sado, mais especificamente, nas zonas de Santo Ovídeo e Praias do Sado. Para aderir a esta modalidade, ligue para 217 977 717 ou preencha o formulário em https://setubalcomposto-form.pt/.

Por norma, os RUB são recolhidos juntamente com o fluxo de resíduos indiferenciados. Este projeto tem então o objetivo de otimizar o uso dos RUB enquanto recurso (para a produção de composto e para a valorização energética do biogás, por exemplo), através do desvio de RUB de aterros e do aumento consequente da taxa de reciclagem dos mesmos, contribuindo assim para a promoção de uma economia circular. Além disso, inicia o caminho para o cumprimento da meta comunitária para 2023 (Art.º 22.º da Diretiva (UE) 2018/851 do Parlamento Europeu e do Conselho de 30 de maio de 2018), a qual determina que até 31 de dezembro de 2023 os resíduos orgânicos têm de ser separados e reciclados na origem, ou ser recolhidos seletivamente; e das metas da Diretiva Quadro dos Resíduos (DQR) e do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU 2020+).

A recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) destina-se então a: restos de preparação e confeção de refeições, sobras de alimentos (restos de comida), restos de produtos frescos não embalados (legumes, frutas, carnes, peixe, pão, bolos), borras de café, resíduos de preparação de chás e resíduos verdes resultantes de atividades de jardinagem. Ao setor residencial, serão entregues contentores de 10L (para utilização nos domicílios) e de 40L (para colocação na via pública para a recolha nos dias definidos); enquanto que ao setor não residencial serão entregues contentores de 240L e 800L. Para entregas de grandes quantidades, os munícipes deverão contactar os serviços municipais através da Linha do Ambiente (265 220 230), para combinar a respetiva entrega.

Se houver mistura de materiais contaminantes não orgânicos, não se efetua a recolha. Logo, nos contentores de RUB não pode ser depositado: águas resultantes da lavagem dos alimentos ou outros líquidos, loiças, cerâmicas, vidros, talheres, fraldas, pensos higiénicos, excrementos de animais, embalagens plásticas/metálicas ou papel de alumínio (depositar antes no contentor amarelo), jornais, revistas/papel impresso (depositar no contentor azul), medicamentos (entregar na farmácia), cápsulas de café/chá, caricas, rolha, lâmpadas (entregar nos pontos de venda de lâmpadas), têxteis e beatas.

A recolha de RUB terá 24 circuitos, em funcionamento de 2ª feira a sábado, com uma frequência de recolha de 2 vezes por semana para o setor residencial, em dias específicos; e de uma frequência calculada em torno das suas necessidades, para o setor não residencial.

Os aderentes deste projeto também experienciaram mudanças na recolha de resíduos verdes. Na zona da Junta de Freguesia do Sado recolhe-se, gratuitamente e a pedido, os resíduos verdes que apresentem quantidades até 1m3 (o equivalente a um “Big Bag”). Para tal, basta solicitar a recolha através da Linha do Ambiente (265 220 230).

Por sua vez, a recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados (RSUI), também conhecidos por “lixo comum”, ocorrerá 1 vez por semana para o setor residencial (coincidente com a recolha RUB); e dar-se-á também em função das necessidades no setor não residencial. Nas áreas de moradias serão retirados os contentores de RSUI das vias públicas, 1 mês após a data de arranque do projeto. No entanto, para servir os residentes em prédios, manter-se-ão alguns contentores de RSUI nas vias públicas nestes locais. Os munícipes devem portanto depositar os RSUI num saco devidamente fechado, cuja recolha será feita porta-a-porta, no dia especificado.

Lixo ou Recurso? Você decide! Quase metade do que deita fora é adubo ou energia!

Saiba mais aqui.