Setúbal festeja Dia das Pessoas Idosas

Setúbal assinalada o Dia Internacional das Pessoas Idosas com um programa comemorativo, a decorrer entre 1 de outubro e 2 de novembro, que inclui vasto leque de atividades promovidas pela Câmara Municipal, juntas de freguesia e outras entidades do concelho.

Visitas à Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, nos dias 10 e 24 de outubro, e ações de sensibilização sobre envelhecimento, em diferentes instituições do concelho, são organizadas pela Câmara Municipal de Setúbal ao longo de todo o mês de outubro.

As atividades propostas pela Junta de Freguesia do Sado são um almoço sénior, a 7 de outubro, das 12h00 às 17h00, no Moinho de Maré da Mourisca, um passeio a Mérida, Espanha, a 14 de outubro, e o evento “Mantas que falam”, no dia 18, das 15h00 às 18h30, no Polo Social de Praias do Sado.

A Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra convida a população sénior a participar na Festa do Idoso, com almoço-convívio e animação musical, dia 1 de outubro, das 12h30 às 18h30, na Cooperativa de Habitação “Força de Todos”, localizada nas Pontes.

Na União das Freguesias de Setúbal, a junta de freguesia promove em outubro os eventos “Cinema ao Ar Livre – Tempos Modernos”, a 4, com início às 21h00, no Polo de São Julião, e “Os Segredos da Minha Cozinha”, e 6, a partir das 14h30, no Polo da Anunciada, sendo que ambos os polos pertencem ao Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal.

A junta convida ainda os idosos a assistir à revista “Paródia Nacional”, a 12 de outubro, nas Caldas da Rainha, e a participar na cerimónia de reabertura do Polo de Santa Maria da Graça do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, em horário a divulgar brevemente.

Já para a população de S. Sebastião estão programados um conjunto de workshops ao longo do mês de outubro, designadamente “Cozinha Vegetariana”, a 2, entre as 15h00 e as 17h30, no Auditório Bocage, “Pintura ao Ar Livre”, a 9, das 09h15 às 12h30, no Parque da Lanchoa, “Olaria”, a 11, às 10h00, e a 18, às 14h30, no Atelier de Cerâmica Olaré, “Sabonetes” e “Origamis”, a 23 e 27, respetivamente, ambos com início às 14h30, no Auditório Germano dos Santos Madeira.

Ainda em S. Sebastião, a junta tem programado passeios ao Mosteiro da Batalha nos dias 10, 17, 19 e 24 de outubro, uma matiné dançante, a 25, às 15h00, no Mercado 2 de Abril, e o “Espetáculo Maioridade”, a 31, a partir das 14h30, no Auditório Bocage.

Um passeio às salinas naturais de Rio Maior, seguido de almoço nas Caldas da Rainha, ao longo de todo o dia 25 de outubro, é a proposta da Junta de Freguesia de Azeitão.

O Grupo EnvelheSeres organiza o “VIII Encontro de Coros”, no dia 12 de outubro, às 14h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, a exposição “Teias de Sonhos”, entre 17 a 31 de outubro, na Escola Conde de Ferreira, a sessão de debate “Igualdade Sem Idade”, às 14h30, na Casa da Baía, e o “VII Encontro de Técnicos do Grupo EnvelheSeres”, no dia 2 de novembro, durante todo o dia, igualmente na Casa da Baía.

Os interessados em participar em qualquer destas atividades do programa local de comemorações do Dia Internacional das Pessoas Idosas devem contactar a respetiva junta de freguesia ou a Divisão de Direitos Sociais e Saúde da Câmara Municipal de Setúbal.