Reabilitação urbana em parceria com a Junta de Freguesia do Sado

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, enalteceu os resultados do trabalho de parceria realizado com as freguesias, numa visita a um espaço público em Praias do Sado que vai ser alvo de uma obra de requalificação.

“A experiência que temos ao longo destes 20 anos demonstra que esta é a melhor forma de servirmos as populações e os territórios. Por isso, continuamos a apostar na descentralização de competências e nos protocolos de colaboração com as juntas de freguesia”, indicou o autarca.

Para André Martins, este trabalho conjunto é “fundamental para qualificar cada vez mais a vida das populações e o seu bem-estar” e “exemplo disso” é a obra de requalificação que vai avançar este ano no arruamento que serve de acesso ao Instituto Politécnico de Setúbal, localizado entre a Rua Tomás Ribeiro e a linha de caminho de ferro, em Praias do Sado, numa parceria entre o município e a Junta de Freguesia do Sado.

Em visita ao local, acompanhado da vice-presidente Carla Guerreiro, dos vereadores Carlos Rabaçal, Rita Carvalho e Pedro Pina e da presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, o autarca destacou que o projeto a executar pelas duas autarquias “vai permitir a criação de um parque verde urbano, bem como melhorar as condições de acessibilidade ao Instituto Politécnico de Setúbal”.

A obra, “há muito tempo esperada pela população de Praias do Sado”, referiu a presidente da Junta de Freguesia, contempla a criação de “uma zona de lazer, com condições para a prática de exercício físico, com um churrasco e um espaço para a realização de eventos”.

O projeto, que materializa um investimento global de perto de 250 mil euros numa área de intervenção de 5600 metros quadrados, “será apresentado em breve à população”, anunciou Marlene Caetano.

Em 2023, a descentralização de competências implica a transferência de um total de 8 milhões, 930 mil e 365,83 euros da Câmara Municipal para as cinco juntas de freguesia, “o que representa mais 2 milhões, 338 mil e 517,35 euros do que em 2022”, ou seja, um aumento superior a 35 por cento, sublinhou André Martins.

Do valor total, 8 milhões, 123 mil e 154,82 euros referem-se à transferência de competências e 807 mil e 211,01 euros à delegação de competências, estas resultantes de protocolos e contratos interadministrativos.

“A experiência comprova que é a melhor forma de darmos cada vez melhor resposta às expectativas das populações”, reforçou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Marlene Caetano reforçou que o trabalho em parceria “permite priorizar as intervenções que a população mais necessita e que há maior urgência em serem executadas e, ao mesmo tempo, rentabilizar os recursos das duas autarquias”.

A intervenção no espaço de ligação entre a Rua Tomás Ribeiro e o Instituto Politécnico de Setúbal “é a prioridade em 2023”, afirmou Marlene Caetano.