Marchas desfilam brio bairrista na Avenida Luísa Todi

A tradição bairrista desfilou com brio este sábado à noite na Avenida Luísa Todi, com as seis coletividades a concurso nas Marchas Populares de Setúbal 2023 a mostrarem-se pela primeira vez à cidade.

A noite foi de festa, feita de cor, alegria e convívio, com o habitual desfile de apresentação do concurso promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, um dos principais eventos de cariz cultural do concelho.

A noite começou com a atuação da Madrinha das Madrinhas, Sara Margarida, que interpretou a Grande Marcha de Setúbal 2023 “Setúbal tem outro encanto”, com letra de José Motrena e música de José Ricardo.

A abrir o desfile na Avenida Luísa Todi esteve a APPACDM Setúbal, participante extraconcurso que tem como padrinhos Patrícia Rosa e Miguel Assis, para evocar “Setúbal dos Laranjais”, sob a condução de Elisabete Moreira.

Seguiu-se a marcha da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, com o tema “Ouro no rio, Prata na terra”, ensaiada por Isabel Conceição e com Maria João Dias no papel de madrinha, a primeira entre os participantes a concurso a mostrar-se.

Depois, foi a vez da marcha do Núcleo de Bicross de Setúbal, ensaiada por Nuno Rocha e com Maria do Céu Freitas como madrinha, que desfilou inspirada no tema “O que é que Setúbal tem, bem juntinho ao coração”.

A terceira marcha a concurso foi a do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, que, ensaiada por João Praia e com Marlene Couto Ferreira como madrinha, escolheu como tema “Ai tesourinha, corta, corta já!”.

O desfile prosseguiu com a marcha da União Desportiva e Recreativa das Pontes, ensaiada por Flávio Fernandes, com o tema “Isto hoje vai dar caldeirada!”. As madrinhas são as fadistas Joana Lança e Carla Lança.

A quinta marcha a concurso a apresentar-se na Avenida Luísa Todi foi a do Grupo Desportivo Independente, ensaiada por Bruno Frazão e com Paula de Melo Cruz como madrinha, que apresenta “Doce néctar de Azeitão!”.

Ivone Ferreira é a madrinha da marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, a última a pisar a Avenida Luísa Todi que, ensaiada por Rui Conceição, tem como tema “Ai Bairro Santos… tanta recordação a enfeitar cada janela!”.

As coletividades desfilaram também ao ritmo da Grande Marcha de Setúbal 2023, que homenageia Sebastião da Gama e a Arrábida, interpretada também no encerramento do desfile pela Madrinha das Madrinhas, Sara Margarida.

Depois desta apresentação, a noite de todas as decisões do concurso está agendada para 24 de junho, com as coletividades a desfilarem a partir das 21h00, no Pavilhão Municipal das Manteigadas, com entradas a 3,5 euros.

O júri que avalia as marchas a concurso é composto por Teresinha Landeiro (presidente), Carlos Subtil (cenografia), Sónia Marques (figurino), Rafaela Gomes (coreografia), Sara Loureiro (letra) e Pedro Rego (música).

Mais fotografias podem ser descarregadas na galeria de imagens acessível em https://www.mun-setubal.pt/marchas_populares_setubal_2023.