Arraial celebra Santos Populares na freguesia do Sado

Música, gastronomia e animação preenchem o Arraial dos Santos Populares da freguesia do Sado, uma iniciativa que, assinalou na quinta-feira à noite, na abertura, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, é o resultado da parceria entre autarquias, instituições e cidadãos.

O evento, afirmou André Martins, “é uma verdadeira festa popular” que só é possível graças à “articulação entre as coletividades e o poder local, e com o envolvimento das populações”.

Decorreu até domingo na Cooperativa de Habitação Bem-Vinda a Liberdade, no Faralhão, o arraial tem organização da Junta de Freguesia do Sado, da Câmara Municipal e da Cooperativa de Habitação Bem-Vinda a Liberdade.

O autarca sublinhou que, “depois de anos difíceis em que fomos obrigados a estar isolados”, é “um grande privilégio ter a possibilidade de participar numa festa destas”.

Já a presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, destacou que os “dias intensos de trabalho” que foram necessários para preparar a festa “acabam por ser extremamente gratificantes quando se vê esta moldura humana a divertir-se numa quinta-feira à noite, antes de um dia de trabalho”.

A autarca garantiu que, para a Junta de Freguesia do Sado, “é uma prioridade envolver as coletividades nas iniciativas” com o objetivo de lhes “dar autonomia” e de poderem “mostrar às populações o trabalho que desenvolvem”, mas também para proporcionar “momentos de convívio”.

Na primeira noite do Arraial dos Santos Populares, centenas de pessoas ouviram a música dos cantores Hélder Cardoso e Iran Costa e saborearam a comida e bebida servida nas tasquinhas e nas bancas de farturas e doçaria,

Na sexta houve danças de salão com a Ritmus e, às 21h30, a animação musical esteve a cargo de Nicole Viviana.

sábado, às 21h00, atuou Jean Cremona e, no domingo, foi a vez de Íris Cruz animar a festa, às 19h00. André Patrão dá a música a um baile a partir das 20h30.