Poemas e gastronomia encerram Festival Express’Arte

Uma sessão de poesia e teatro, com gastronomia, no sábado, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, assinalou o desfecho do XXIII Festival Express’Arte, evento que deu a conhecer dezenas de projetos artísticos que envolvem pessoas com deficiência.

“À Mesa com a Poesia”, dinamizada pelo Grupo de Teatro Puzzle, do Clube Animação Jovem da APPACDM, incluiu a encenação de textos adaptados a partir de poemas e canções relacionadas com culinária.

A performance, encenada por Lurdes Costa, contou com as participações dos atores Ana Valente, Diogo Barroso, Filipe Braz, Lurdes Costa, Miguel Guerreiro, Nuno Sanches, Pedro Silva, Rita Santos e Vânia Encarnação e do saxofonista Gonçalo Ferreira.

O espetáculo, que marcou o encerramento da 23.ª edição do Festival Express’Arte – Encontro de Expressões Artísticas, foi acompanhado de uma prova de vinhos da Casa Ermelinda Freitas e de uma degustação de petiscos confecionados por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

O XXIII Festival Express’Arte, com organização da APPACDM de Setúbal e a parceria da Câmara Municipal, entre outras instituições, teve início a 19 de novembro com o Inclu’Som – V Encontro de Grupos de Percussão, que reuniu oito bandas nacionais e estrangeiras no Auditório José Afonso.

O espetáculo “Cegos”, do novo grupo de teatro e dança da Crinabel, no dia 20 de novembro, na Casa da Cultura, e o ciclo “Cinema para Mim, Cinema para Ti”, a 26, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, foram outros dos momentos altos da programação.

Do programa deste ano constaram ainda o debate “Direito ao Ponto”, a 19 de novembro, na Casa da Baía, e o lançamento de “Castro do Cerro”, o sexto romance de Fernanda Esteves, com a participação do Teatro de Animação de Setúbal, a 27, na Biblioteca Pública Municipal.

O Festival ExpressArte, de caráter anual, constitui-se como um espaço de valorização e divulgação das potencialidades da população com deficiência ao nível da expressão artística e da criatividade.

As ações do certame decorreram também em vários espaços de Palmela, o outro concelho associado à edição deste ano.