“Cordofones”: exposição revela instrumentos tradicionais

Uma exposição de instrumentos musicais tradicionais portugueses, pertencentes à coleção particular do músico Albano Almeida, está patente no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, até 25 de setembro.

Cavaquinhos, violas braguesas e campaniças, cedidos pela coleção particular de Albano Almeida, são alguns dos instrumentos de cordas patentes na mostra “Cordofones”, inaugurada sábado à tarde.

O objetivo da iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Setúbal é dar conhecer ao público estes instrumentos tradicionais portugueses, alguns em vias de extinção, bem como prestar homenagem a Michel Giacometti, conhecido como o pai da etnomusicologia portuguesa, responsável pela edição do primeiro Cancioneiro Popular Português com a colaboração de Fernando Lopes-Graça.

O músico Albano Almeida, apaixonado por instrumentos musicais tradicionais portugueses, cedeu um conjunto de vários tipos de cordofones da sua coleção particular de cordofones para esta exposição que valoriza e partilha os testemunhos culturais e etnográficos na cultura contemporânea portuguesa.

Albano Almeida, 60 anos, natural de Lisboa, cedo se fixou em Setúbal onde estudou música e se dedicou a vários projetos, especialmente na área do fado, onde participou, no início de 2002, no relançamento do Concurso de Fado de Setúbal.

A par deste percurso musical, trabalha no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

A mostra “Cordofones” tem entrada gratuita e pode ser visitada até 25 de setembro no Museu do Trabalho Michel Giacometti de terça a sexta-feira, das 09h30 às 18h00, e ao sábado, das 15h00 às 19h00.