Concelho unido para comemorar os 50 anos do 25 de Abril

A Câmara Municipal de Setúbal promoveu, no dia 18 de março, ao final da tarde, a primeira reunião da Comissão de Honra que vai contribuir para desenvolver, ao longo dos próximos quatro anos, o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril.

O presidente da autarquia, André Martins, no encontro realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, deu as boas-vindas às quase sete dezenas de personalidades que integram a Comissão de Honra do programa comemorativo, o qual, sublinhou, tem o objetivo deixar “marcas na sociedade setubalense sobre o sonho que representou e representa o 25 de Abril de 1974”.

O autarca frisou que estas celebrações encerram um objetivo muito maior do que “a simples promoção de atividades e eventos limitadas no espaço e no tempo”, acrescentando que “há quem tenha vivido o 25 de Abril, quem tenha nascido próximo do 25 de Abril, mas, principalmente, já há muitos homens e mulheres que nasceram, por exemplo, 20 anos depois e para quem a Revolução já não é mais do que uma data. É extremamente importante que o 25 de Abril, as mudanças que incorporou na sociedade portuguesa, os valores que o moveram e que trouxeram ao País continuem vivos e bem presentes em cada um de nós”.

Por este motivo, as comemorações a desenvolver no concelho de Setúbal, com início já este ano e a decorrer até 2025, “são de grande responsabilidade”, razão que conduziu à criação de uma Comissão de Honra, para a qual o presidente da Câmara Municipal convidou personalidades do concelho “que representassem de forma transversal a sociedade setubalense”.

A acompanhar a criação da Comissão de Honra foi apresentado o Manifesto das Comemorações, redação da responsabilidade da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal e das juntas de freguesia do concelho, apresentado por Marlene Caetano, presidente da Junta de Freguesia do Sado e a mais nova subscritora do documento.

“Há um empenhamento muito forte do Poder Local para levar as iniciativas destas comemorações a todo o concelho e, por isso, a Câmara, Assembleia e juntas de freguesia estão representadas neste Manifesto”, salientou André Martins.

O presidente da autarquia enfatizou, igualmente, que as comemorações, projeto que tem a designação “Venham Mais Vinte e Cincos”, têm como eixo central a celebração da memória de José Afonso, “alguém que deixou uma mensagem, alguém que viveu o 25 de Abril antes, durante e depois e alguém deixou uma marca também ela muito forte em Setúbal, onde viveu vários anos”.

A partir desta data, as 65 personalidades que integram a Comissão de Honra começam a contribuir para o rol de atividades que vão deixar um marco para que a Revolução dos Cravos e os seus valores persistam na memória da população.

“Mas, além da Comissão de Honra, vimos ser necessário alargar a participação, em especial, a instituições, às organizações políticas, culturais, cívicas, desportivas, económicas e associativas que fazem parte da vida do concelho”, sublinhou André Martins.

Por este motivo, a própria redação do Manifesto destaca a criação de uma Comissão Promotora das Comemorações, aberta a participação de toda a sociedade civil, em particular a institucional.

Todos os que queiram se juntar à Comissão Promotora podem fazê-lo através do endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A lista completa da Comissão de Honra e a redação integral do Manifesto das Comemorações podem ser consultados em www.mun-setubal.pt.