Choco à prova em semana gastronómica

O choco setubalense é servido com novos sabores em mais meia centena de restaurantes, de 14 a 23 de abril, numa semana gastronómica promovida pela Câmara de Setúbal que inclui um passeio, uma degustação comentada e uma oficina pedagógica.

Ao longo dos dez dias do certame, ao tradicional choco frito, que tem lugar cativo e de destaque durante todo o ano em ementas da restauração do concelho, juntam-se propostas gastronómicas, umas mais conservadoras, outras mais arrojadas e inovadoras, que revelam novos sabores deste molusco cefalópode.

Choquinhos de Pé Descalço, na Casa do Peixe, Choco à Mestre Gonçalves, em O Bote, Bao de Choco, na Casa Japonesa, Arroz Negro, na Tasca da Avenida, Massinha de Choco, na Parreirinha do Sado, e Risoto Mármore de Choco, no Restaurante Xtoria, são algumas das propostas.

A Semana do Choco, integrada num ciclo gastronómico organizado pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”, de promoção dos produtos regionais e que, em simultâneo, estimula a restauração local, conta com três iniciativas abertas ao público.

A 22 de abril, às 15h30, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, realiza-se a oficina pedagógica “O choco e o seu ciclo de vida”, atividade de participação gratuita, para maiores de 3 anos, com inscrições a decorrer até dia 20

No dia seguinte, a 23, às 09h30, há o passeio pedestre “O choco e o Estuário do Sado”, para maiores de 6 anos. A iniciativa, igualmente gratuita, com ponto de encontro a combinar com os participantes, tem inscrições abertas até dia 20, feitas nesta ligação.

Também a 23, às 17h00, na sede do Rancho Folclórico das Praias do Sado, há uma sessão do ciclo “Encontros Prováveis”, para maiores de 10 anos, com atuação e apresentação etnográfica e degustação comentada, com inscrições gratuitas até dia 20, realizadas aqui.

Participam no certame os restaurantes 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Adega Leo do Petisco, Alface Filha, Antóniu’s, Cais 56, Casa de Pasto O Orlando, Casa Japonesa, Casa Morena, Copa D’Ouro, Estrela do Sado, Flórida, Mar Azul 2 e Marisqueira Sab’amar.

Nova Taberna O Pescador, Novo Capote, O Alface, O Batareo, O Bote, O Convés, O Douradinho, O Jacques, O Pescador II, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Omotenashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel e Pinga Amor 2 também fazem parte da Semana do Choco 2023.

O evento conta ainda com os restaurantes O Novo Lídia, Ó Manel, O Migas, O Sonho, Rio Azul, Velho Lídia, Xtoria, Restinguinha, Sem Horas e Solar do Marquês, e as tascas da Avenida, do Duca, do toninho, do Xico da Cana e Kefish, assim como o Terraço do Mercado e o Verde e Branco.

A Semana do Choco, com os apoios da Quinta de Catralvos e do Rancho Folclórico de Praias do Sado, faz parte do novo ciclo de eventos gastronómicos para destacar iguarias como a sardinha, o carapau, o salmonete, a cavala e a ostra, iniciado em março com a primeira edição da Semana dos Bivalves.