Concentração Contra o Encerramento das Agências da CGD do Distrito

No passado dia 18 de abril estiveram reunidos os Presidentes de Junta das Freguesias do distrito de Setúbal onde se prevê o encerramento de agências da Caixa Geral de Depósitos, nomeadamente:

Junta das Freguesias Charneca de Caparica e Sobreda
Junta de Freguesia da Canha
Junta de Freguesia do Sado
Junta de Freguesia Laranjeiro e Feijó
União das Freguesias Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
União de Freguesias Lavradio e Barreiro.

Os Presidentes das Juntas deram nota das ações desenvolvidas com as populações em cada uma das freguesias na luta contra o encerramento das agências e nos contactos institucionais efetuados quer com o concelho de administração da CGD quer com os grupos parlamentares e Ministro das Finanças que tutela o banco público. Aos ofícios das Juntas a Administração da CGD nunca respondeu. A necessária e urgente recapitalização da Caixa Geral de Depósitos não pode servir de pretexto para aplicar “restruturações” que promovam o encerramento de agências, despedimento e deslocalização de trabalhadores, enfraquecendo o seu papel de banco público, para dessa forma defender os interesses da banca privada.

Assim, e na contínua defesa das populações e do seu acesso ao serviço público bancário, os Presidentes de Junta concluíram:

• Manifestar o seu total empenho na luta contra o encerramento das agências bancarias da CGD e contra os despedimentos que estas medidas podem implicar;

• Saudar as populações e as suas ações locais de luta contra o encerramento das agências;

• Apelar à participação de toda a população numa mobilização geral conjunta das freguesias do distrito de Setúbal onde se prevê o encerramento de agências da CDG no próximo dia 27 de abril pelas 11h30 na Avenida João XXI, junto à sede da Caixa Geral de Depósitos;

• Mobilizar e apoiar logisticamente a concentração do dia 27 de abril.