Estrelas do Faralhão Futebol Clube

Decorria o mês de Maio do ano de 1967 quando Manuel Rocha, Narciso Francisco, Guerreiro e Gilberto, resolveram, numa conversa de bons amigos, formar uma equipa de futebol no Faralhão.

A tendendo à falta de ocupação para os tempos livres da população, com destaque para a mais jovem o grupo pôs a iniciativa em marcha. Por simples carolice, meteram a mão ao bolso e pegaram em vinte escudos cada um e mandaram timbrar as primeiras folhas com o nome do clube tal corno ainda hoje se encontra nos ficheiros.

Sacrificando as suas horas livres e suportando todas as despesas conseguiram juntar um grupo de atletas que se treinavam com regularidade após o dia de trabalho, mesmo sem terem as condições mínimas para prática da modalidade devido à falta de instalações adequadas.

Assim, com o fruto do seu trabalho compraram o equipamento indispensável e surge um clube que dá pelo nome de «Estrelas do Faralhão Futebol Clube». Por falta de campo próprio, os jogos aos treinos eram realizados sempre no campo dos adversários. É assim que começam as deslocações por todos os locais da região, as quais eram feitas a pé, com a sacola do equipamento às costas, ou no precário meio de transporte que cada um tinha.

É nesta altura que aparece o primeiro registo de "ficha de jogo", com a constituição da equipa, datas, finalidade do jogo (aposta, taça, ou simplesmente amigável).

É de salientar ainda que, bem cedo, o Faralhão se começou a destacar como mostra uma das primeiras convocatórias, para um jogo no campo de futebol das Pontes, contra uma equipa de Lisboa, pertencente à FNAT, hoje INATEL. Começa nesta altura também a colaboração de alguns amigos, tipo quotas, sendo as primeiras da módica quantia de 2$50 por mês.

Assim se foi praticando desporto no Faralhão e ocupando a juventude, ao mesmo tempo que se levava o nome da terra a outras regiões.

Em 1973 foram aprovados o atual emblema e as cores "azul e amarelo" que se ostenta no equipamento.

Campo de Futebol Salão do Estrelas do Faralhão Futebol Clube

Em finais de 1974, ela mão de mais alguns carolas, igualmente cheios de boa vontade, conseguiu-se um terreno e de imediato se começou a construir o atual campo de futebol.

Dois anos volvidos, Abril de 1976, então já com uma Direção organizada, dá-se o grande passo da assinatura da escritura do clube na Secretaria Notarial de Setúbal, já com Estatutos aprovados.

Logo de imediato o clube é inscrito na Associação de Futebol de Setúbal, donde nunca mais saiu.

É a partir daqui que o Estrelas do Faralhão Futebol Clube começa a crescer, mantendo, no mínimo, uma equipa de futebol.

Além do futebol formou-se também uma equipa de chinquilho, a qual chegou a ter equipamento próprio, sinónimo da sua organização.

Formaram-se equipas de atletismo, masculino e feminino, que grandes alegrias deram ao clube.

Na área recreativa, além das popularíssimas Festas de Verão, ninguém se irá esquecer dos muitos anos em que se realizaram os torneios de tiro aos pratos e as vacadas.

Em 1979 são revistos, e aprovados em assembleia geral, os atuais Estatutos.

Em 1980 foi o ano em que se colocou iluminação elétrica no campo de futebol, depois disso, a equipa subiu duas vezes à primeira divisão do campeonato Distrital e é de salientar que na época de 1985 / 86 foi Campeão Distrital da 2ª Divisão.

Com o esforço de dirigentes e associados as obras vão proporcionando a construção de bares, arrecadações e casas de banho, junto ao campo e em 1988 foi construído o campo de futebol de salão, com um palco para a realização de espetáculos.

Em 1990 surgiu a primeira equipa oficial de "juvenis" e em 1992 os 'juniores" disputam pela primeira vez provas oficiais.

Neste momento o clube está mais voltado para o futebol e luta por uma sede, projeto que está em vias de ser iniciado.

Os novos balneários e o posto médico estarão prontos até final deste ano.

O Estrelas do Faralhão Futebol Clube tem neste final de 1993, cerca de trezentos sócios.

Estr. de Santo Ovídio Mourisca 276
2910 Setúbal
265 793 297
919 239 601
265 783 356
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

  • Inaugurado Parque Infantil “Os Flamingos”
  • Inaugurado Parque Infantil “Os Flamingos”
  • Inaugurado Parque Infantil “Os Flamingos”
  • Inaugurado Parque Infantil “Os Flamingos”
  • Inaugurado Parque Infantil “Os Flamingos”
  • Inaugurado Parque Infantil “Os Flamingos”
  • Inaugurado Parque Infantil “Os Flamingos”
  • Inaugurado Parque Infantil “Os Flamingos”
  • Inaugurado Parque Infantil “Os Flamingos”
  • Inaugurado Parque Infantil “Os Flamingos”

Serviços

Recenseamento Eleitoral

As alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei nº 47/2008, de 27 de Agosto, promoveram diversas medidas de simplificação, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento.

Ler mais...

Sabia que...

Atividades Económicas

Na Freguesia do Sado as principais actividades económicas são: indústria naval e papeleira; indústria de extracção de sal; aquicultura; agricultura; pescas e comércio.

Freguesia do Sado

Redes Sociais

Estamos presentes em várias Redes Sociais. Siga-nos e de-nos o seu feedback.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter.
O seu email será usado única e exclusivamente para enviar as nossas newsletters. (Política de Privacidade)
Li e aceito a Política de Privacidade

Contactos

R. Cooperativa de Habitação da Sapec,
Quintinha do Meio
2910-327 Setúbal

265 783 016

265 793 749

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Secretaria e atendimento:
8h00 às 17h00